Aspecto de sono, cansaço e até mesmo tristeza: essas são as características de quem está sofrendo com flacidez na região dos olhos. Felizmente, trago uma boa notícia: existe uma forma de reparar pálpebras caídas!

Trata-se da cirurgia de blefaroplastia, um procedimento pouco invasivo e que o paciente costuma ter alta no mesmo dia da operação. O principal objetivo é fazer com que a aparência fique mais jovial e até mesmo com mais vitalidade.

Venha aprender mais sobre essa reparação das pálpebras! Confira as explicações que preparei neste material. 

O que é a blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia para reparar as pálpebras caídas, que pode ser realizada tanto na parte superior quanto na inferior dos olhos. Dessa forma, além do excesso de pele, o cirurgião plástico pode ainda retirar gordura e tecidos musculares.

Porém, é preciso garantir maior segurança escolhendo um médico apto para realizar o procedimento e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Afinal, as técnicas envolvem mudanças em uma área sensível.

Todavia, depois de encontrar um profissional capacitado e realizar os procedimentos pré-operatórios necessários, saiba que a blefaroplastia é uma cirurgia tranquila e que consegue melhorar a autoestima.

As indicações para reparar as pálpebras caídas

Além dos pacientes que estão sofrendo com a flacidez de pele, gerando aquele aspecto inestético, a blefaroplastia também é recomendada para essas seguintes situações:

  • bolsas de gordura na parte de baixo dos olhos;
  • flacidez a ponto de prejudicar a visão;
  • xantelasma (um acúmulo de gordura, na área dos olhos, gerado por alto colesterol);
  • ptose (queda da pálpebra por fraqueza muscular);
  • rugas leves na parte inferior.

Essas são as condições tratáveis, de acordo com a SBCP, e que possuem boa indicação para a cirurgia. 

O pré-operatório da blefaroplastia

Como mencionei anteriormente, a blefaroplastia é segura quando realizamos um bom pré-operatório, ou seja, uma análise profunda das condições de saúde do paciente.

É por isso que eu solicito vários exames que irão verificar se a pessoa está apta para ir ao centro cirúrgico. Em algumas situações, também pode ser necessário a interrupção do uso de determinados medicamentos, como aspirina, que aumenta os riscos de hemorragias. 

É importante ainda já combinar com alguém para que seja seu acompanhante durante o período no hospital e nos primeiros dias. Afinal, você não poderá dirigir e nem fazer atividades que forcem o olhar. 

Como é a cirurgia para reparar as pálpebras caídas

A anestesia para o procedimento pode ser local com sedação ou geral. Isso irá depender da saúde do paciente. Todavia, na maioria dos casos, a duração é curta, de cerca de uma hora e meia. 

O médico irá realizar pequenas incisões, por onde retira o excesso de pele, gordura e músculo. Em seguida, é a hora da sutura. Geralmente, marca-se a consulta de retorno para a retirada dos pontos para uma semana depois da blefaroplastia. 

A recuperação

Uma boa notícia a respeito da cirurgia de reparação de pálpebras caídas envolve o fato de que não é preciso manter os olhos fechados. Porém, saiba que é normal ter inchaço e hematomas.

Alguns dos cuidados essenciais são:

  1. usar óculos de sol, sempre que se expor aos raios solares, por 30 dias;
  2. deixar os pontos e incisões limpos e secos, com a higienização somente com água e sabão neutro;
  3. evitar atividades físicas por, pelo menos, um mês;
  4. tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião;
  5. manter o repouso por uma semana;
  6. não usar lentes de contato nas duas primeiras semanas;
  7. não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Converse com o seu médico para conhecer outras recomendações específicas para o seu caso. 

Como ficam as cicatrizes da reparação?

Quando a cicatrização ocorre de forma adequada, as marcas da cirurgia ficam discretas. Na parte superior, eles se situam no sulco da pálpebra, ou seja, quando os olhos ficam abertos, elas não são aparentes.

Já na parte de baixo, a sutura é realizada perto dos cílios, também tornando as cicatrizes imperceptíveis. 

Vale lembrar que todo o processo de recuperação e a percepção do resultado final demoram cerca de seis meses.

Saiba se a cirurgia para reparar pálpebras caídas é para você

Você está sofrendo com flacidez ou bolsas de gordura na área dos olhos? Então, faço o convite para você marcar uma consulta e saber se a cirurgia para reparar pálpebras caídas é uma boa indicação no seu caso.

Assim, já é possível entender quais são as melhores técnicas que podem ser utilizadas para amenizar esse problema. Pelo meu site, você consegue agendar um horário comigo. Estou te esperando!

× Como posso te ajudar?