A insatisfação com o próprio nariz pode atrapalhar muito a autoestima. Só quem vive com esse desconforto sabe o quanto pode ser difícil se olhar no espelho, tirar fotos de perfil, sorrir e muitas outras situações. Mas a boa notícia é que é possível modificar essa situação por meio de cirurgia plástica ou outros procedimentos estéticos! E aí surge a dúvida: qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

Você já ouviu falar desses termos? São duas condutas médicas capazes de tornar o nariz mais harmônico com o resto do rosto, amenizando o que o paciente não gosta nessa parte da sua face.

Todavia, apesar dos nomes serem parecidos, as técnicas são bastante diferentes, inclusive os resultados. Enquanto a rinoplastia é duradoura, os efeitos da rinomodelação desaparecem em alguns meses, por exemplo.

Confira outras distinções neste material que preparei! Acompanhe a leitura. 

A rinoplastia

Vou começar a explicação pela rinoplastia:

  • é uma cirurgia plástica;
  • feita sob anestesia (com sedação);
  • realizada no centro cirúrgico e
  • com duração de três a seis horas, dependendo da complexidade.

Então, é um procedimento mais invasivo, mas também tradicional e abrangente. Afinal, consegue tratar diversos aspectos, como narinas muito grandes; ponta do nariz caída; ossinho superior prevalente; e projeção pouco harmônica

Em alguns casos, é necessário usar um pedaço de cartilagem da orelha ou da costela para remodelar o nariz, além de algumas pequenas fraturas nos ossos da área, a fim de reacomodar as estruturas.

A rinoplastia também pode ir além do quesito estético. Quando o paciente sofre com desvio de septo, a correção desta condição – que deixa o nariz torto – permite que se respire melhor. 

Para que tudo isso seja possível, o cirurgião pode usar uma das duas técnicas cirúrgicas. São elas:

  • aberta: quando é feita uma incisão na pele entre as narinas, chamada de “columela”, permitindo que o médico levante o tecido e tenha melhor visibilidade da região a ser operada;
  • fechada: as incisões são dentro do nariz e oferecem menor área de manejo para o profissional.

Cada necessidade irá requerer um tipo de técnica, mas ambas são seguras e deixam cicatrizes discretas. 

Rinomodelação: a diferença com a rinoplastia

Após conhecer os detalhes da rinoplastia, vou te mostrar que a rinomodelação tende a ser bem diferente.

Ela consiste na aplicação de ácido hialurônico nas estruturas do nariz e, como o próprio nome diz, visa modelar a área. 

Vale lembrar que o ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo. Portanto, ele não oferece riscos à biossegurança. A substância é a mesma utilizada para o preenchimento de alguns sulcos na pele, como o famoso “bigode chinês”.

Assim, a rinomodelação não é uma cirurgia e pode ser realizada no próprio consultório do médico, demorando, geralmente, apenas 30 minutos. A anestesia é local, apenas para promover maior conforto.

Todavia, as indicações são mais restritivas, sendo apenas para os pacientes que possuem leves incômodos no nariz. Por exemplo, quando desejam deixar a ponta mais levantada ou disfarçar a largura das narinas ao aumentar o volume de outra região.

Na rinomodelação, não se realiza nenhuma mudança estrutural, como as feitas nos ossos por meio da rinoplastia. 

As diferenças nas recuperações

Como é uma cirurgia, a rinoplastia requer uma recuperação mais cuidadosa. A pessoa costuma ficar com um molde por uma semana e um curativo de micropore de 15 a 28 dias.

Também é recomendado fazer repouso e evitar exercícios físicos. Inchaços e hematomas são comuns.

Já com a rinomodelação, o paciente também usa o micropore, mas por apenas dois dias. O inchaço e a vermelhidão são mais leves e é possível voltar ao trabalho imediatamente. 

Os resultados

Uma das grandes diferenças entre a rinoplastia e a rinomodelação envolve os resultados. A cirurgia, como já mencionei anteriormente, é definitiva. Enquanto isso, o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo. Assim, as mudanças perduram por 12 a 24 meses

Isso faz com que alguns pacientes usem a rinomodelação como teste, para verificar se irão se adaptar com um nariz modificado. 

Apesar das diferenças, rinoplastia e rinomodelação têm algo em comum

Você já conheceu as diferenças, mas, agora, vou mostrar algo que é igual entre as duas técnicas: ambas devem ser feitas por um médico capacitado, de preferência, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Escolher um cirurgião plástico aumenta a segurança e garantia de resultados satisfatórios, mesmo que o procedimento seja mais simples, como a aplicação de ácido hialurônico. 

Espero que essas explicações te ajudem a saber diferenciar a rinoplastia da rinomodelação. Porém, caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato comigo pelo meu site.

Também venha me seguir nas redes sociais para ficar por dentro de outros assuntos da cirurgia plástica. Estou no Instagram e no Facebook

× Como posso te ajudar?